Frangos Morgana | A qualidade em sua mesa

Frangos Morgana | A qualidade em sua mesa

DICAS

A+ A-
Os Frangos recebem hormônios?

Os Frangos recebem hormônios?

Sempre citada como alternativa saudável à carne vermelha, a carne de frango deixou de ser um produto simples de escolher. O mito do uso de hormônios de crescimento na criação de aves ganhou força há alguns anos. De leigos a médicos alertam sobre o risco de puberdade precoce em crianças. É comum encontrar informações descrevendo os perigos com o "frango cheio de hormônio" como um grande potencial perigo à saúde.
Feijó coordena o Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes (PNCRC), que monitora, continuamente, a presença de medicamentos veterinários de uso proibido no País em carnes, incluindo hormônios, ele explica que, nos últimos quatro anos, foram realizados mais de 2,8 mil análises em frangos e atesta: “a partir dos resultados obtidos, a conclusão é de que não há indícios da utilizaçãodessas substâncias nas carnes de aves consumidas pela população brasileira e exportada a mais de cem países”.
Segundo os pesquisadores, a seleção das melhores aves, as que tem melhor performance durante décadas é um dos grandes responsáveis pelo maior ganho de peso em pouco tempo. “O tempo de vida do animal até o abate inviabiliza qualquer tentativa de utilização de hormônios nesta espécie, assim como o tempo suficiente para a sua atuação no organismo”.
A Instrução Normativa nº 17, de 18 de junho de 2004 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA proíbe o uso de substâncias estimulantes do crescimento. “Mesmo que alguma indústria avícola tentasse fazer uso, burlando as leis estabelecidas, não obteria êxito, pois é completamente impraticável sob o ponto de vista econômico e não sobreviria aos procedimentos de fiscalização hoje existentes”, esclarece.

Fonte folha.uol.com


Imprimir

Mais Dicas